<<Ver todos os textos

A bandeira, a harpa e outros símbolos irlandeses
12/01/2010

Adoro as histórias da Irlanda. São tão antigas e cheias de ação e aventura. É tudo muito diferente. Algumas partes são bem tristes, mas ainda assim carregam lições que tocam no fundo de quem ouve.

Meu professor é um patriota apaixonado pelo seu país e todos os dias conta uma curiosidade da Irlanda. Eu adoro e anoto tudo... Acho muito interessante a maneira como interpretam os símbolos e fatos da história. Transcrevi aqui alguns:

Bandeira IrlandesaBandeira Irlandesa
As cores da bandeira da República da Irlanda representam parte da história do país, aliás, uma trágica parte dela. O verde representa os cristãos (vindos da tradição gaélica), o laranja os protestantes (Ingleses) e o branco a paz. Tudo começou em 1175, quando a Inglaterra invadiu a Irlanda, tornou os irlandeses escravos da coroa e os obrigou, anos depois, a se tornarem protestantes (a Inglaterra rompeu com a Igreja católica no século XVI). Hoje, a parte sul da Ilha onde está a República da Irlanda é independente, mas a Irlanda do Norte ainda faz parte do Reino Unido. Nota: a República da Irlanda não comemora o dia da independência em respeito aos irmãos do norte.

fada irlandesa

Fadas
Elas vivem embaixo dos arcos de pedra - antigamente eram feitos muitos arcos desse tipo, alguns ainda existem em Dublin.

Oonagh seria a rainha das fadas e acredita-se que não exista mulher mais bonita na terra. A lenda diz que seu brilho vem das gotas de orvalho.

Segundo a tradição celta existiam muitas fadas na Irlanda, mas elas desapareceram quando o povo parou de falar irlandês.

 

 

HarpaHarpa Irlandesa
Um dos símbolos mais bonitos que já vi. Um lendário herói e líder irlandês, Brian Boru, guiava o exército e ia para as batalhas sempre carregando uma harpa nas costas. Ele morreu na Batalha de Clontarf em 1014 lutando contra os Vikings. Curiosidade: a Guinness possuia os direitos de usar a imagem da harpa e não o concedeu ao governo irlandês que o solicitou depois da independência do país. Aí alguém teve uma ideia simples e genial: trocar o lado da harpa. E assim foi feito; hoje é o símbolo nacional e também da Guinness, mas cada imagem para um lado.

Shamrock Trevo de três folhasShamrock
Vem do gaélico e significa flor de três folhas. Ela está por toda parte nas terras irlandesas. Quando Saint Patrick (São Patrício) - padre missionário que veio catequizar opovo celta e hoje é o padroeiro da Irlanda - chegou por aqui, ele utilizou a folhinha para representar a Santíssima Trindade, uma maneira bem didática para explicar ao povo pagão da Irlanda - que só acreditava em Deuses da natureza - a compreender o significado do Pai, Filho e Espírito Santo.Leprechaun


Leprechaun
É uma figura folclórica da Irlanda. Também chamado de Duende Irlandês. Segundo o dito popular ele guarda a chave para tesouros escondidos e para pegar esse tesouro é preciso segui-lo, porém é impossível capturar um Leprechaum porque eles são muito espertos e maldosos. A pronúncia é "Leprecón".

 

Existem ainda muitos outras crenças e folclores da Irlanda. Eles também gostam de colecionar coisas e fatos ligados ao que dá ou não dá sorte, é muito curioso. Aqui gato preto é sinal de boa sorte, por exemplo.

------------------------------------------------------------------------------------------------


contato@thatianamendes.com.br
©Copyright2009 - Todos os direitos reservados