<<Ver todos os textos

Teatime: você quer mais chá?!?
02/04/2010

"Você quer mais chááááá???" - Essa é a pergunta que o Chapeleiro Louco e a Lebre Maluca fazem para Alice no filme "Alice no país das maravilhas" a cada 2 segundos, antes mesmo dela terminar o primeiro copo de chá. Sempre lembro disso quando as pessoas aqui me oferecem chá, pois, ao contrário do Brasil onde não temos esse costume, tomar chá na Irlanda é quase como beber água. Não tem esse negócio de chá das 5, das 8... Toda hora é hora para um chazinho.

Essa história começou com os ingleses. Eles comandaram a Irlanda até 1921 e trouxeram muitos costumes, além da língua. Um deles foi o hábito de beber chá. Detalhe, eles tomam chá sem açúcar e com um pouco de leite (às vezes com limão).

Bom, acho que cometi um erro. Na verdade essa história é bem mais antiga... Remonta a mais de 5 mil anos, quando, segundo a lenda, o imperador chinês Shen Nong descobriu a bebidinha que o mundo todo conhece. A lenda conta que ele estava fervendo água quando algumas folhas caíram sobre a água e ele bebeu. Tempos depois Portugal conheceu esse hábito oriental enquanto mantinha trocas comerciais com o oriente e o difundiu na Europa. Reza a lenda que foi a rainha Catarina de Bragança, portuguesa que se casou com o Rei Carlos II da Inglaterra, que difundiu o hábito na corte inglesa. E depois vieram os indianos para a Inglaterra e também espalharam o costume...

Eu sempre associei chá a doença. Bom, é que sempre que estava doente eu achava que se tomasse aquele chazinho tudo iria melhorar. Agora eu mudei um pouco esse hábito, acho saudável e gostoso, ainda mais no frio. Aqui, em todas as casas, existe uma chaleira elétrica (eles chamam de kettle) que esquenta água e desliga sozinha. Quando você aluga uma casa/apartamento por aqui ela vem mobiliada e... com uma kettle! Tenho um amigo irlandês que gosta tanto de chá que até quando fazemos churrasco ele come bebendo chá... Já pensou? Carne com chá?!?

Foto: divulgação
habito_cha_irlanda
Patti-Gaal-Holmes passou os últimos 11 anos guardando todos os saquinhos de chá que usa.

Me deu vontade de escrever esse post porque li essa manhã no jornal sobre uma inglesa que gosta tanto de chá que em vez de guardar as memórias sobre sua vida em um diário ou coisa parecida, ela o faz de outra maneira; ela guarda TODOS, eu disse "todos" os saquinhos de chá que usa. Ela tem 32 mil saquinhos e usa malas para guardar todos eles. O título da matéria foi "I can read the past using my 32,000 tebags" (Eu posso ler o passado usando meus 32 mil saquinhos de chá).

Bom, vou parar agora para terminar o meu cházinho aqui. Ah, vou guardar o saquinho!

------------------------------------------------------------------------------------------------


contato@thatianamendes.com.br
©Copyright2009 - Todos os direitos reservados