ESPAÇO DEDICADO AOS MOCHILEIROS

Dicas e causos das principais cidades Européias dos países listados:

>>Inglaterra l >>Irlanda do Norte l >>Escócia l >>Bélgica e Holanda l >>França

>>Portugal l >>Espanha l >>Suíça l >>Alemanha

>>Grécia l >>Turquia l >>República Tcheca l >>Áustria l >>Eslováquia l >>Hungria

>>Croácia l >>Eslovênia l >>Itália

O QUE A BRATISLAVA TEM?

Cidade BratislavaA capital eslovaca nos surpreendeu. Não esperávamos que ela tivesse tanto a oferecer. Muita gente me disse para fazer apenas um "bate e volta", mas decidimos ficar dois dias - suficientes para andar com calma pelas ruas da cidade e conhecer os principais pontos - que são muitos.

Bratislava está no quintal de Viena, a cerca de 65km, e pertinho de Budapeste. Fomos da capital austríaca para a Bratislava de trem (a melhor opção). Quando chegamos na estação parecia que tínhamos chegado a um país de terceiro mundo: infra-estrutura precária, sujeira e um pessoal não muito bem encarado na porta. Nunca tinha visto aquilo na Europa. Perguntei para um vendedor de bilhetes se era seguro sair àquela hora da noite e ele disse que "achava que sim". Como eu "achava que não", preferimos pegar um taxi até o hotel.

Estatuas de trabalhadores BratislavaEssa impressão da Bratislava só ficou na estação de trem mesmo. A cidade é muito tranquila, bonita e limpa. A administração está fazendo o possível para incluir a capital no roteiro turístico do leste Europeu e acredito que estão fazendo um bom trabalho devido ao número de turistas que vimos. O fato é que é muito difícil para os países que fizeram parte da antiga União Soviética se modernizarem. Parecem presos no tempo; por toda parte estão estátuas de "trabalhadores" (foto) que lembram o período comunista. Inclusive o que me marcou na capital eslovaca foram as estátuas! Algumas delas são contemporâneas e alegram o centro histórico da cidade.

Dicas de última hora
Ficamos no Hotel Kyjev - ótima localização e barato. Os quartos são antigos, camas não muito confortáveis, mas o café da manhã compensa. A moeda é o Euro desde janeiro de 2009 (graças a Deus! Estava cansada de trocar 1 Euro por Coroas de "sei-lá-o-que"). Transporte? Nenhum, pode-se fazer tudo andando (se quiser pegue os bondinhos só pela experiência, rs). Ah! Tudo é muito barato, especialmente para nós que fomos para Áustria primeiro. Eles falam o eslovaco, mas nos principais pontos turísticos todo mundo lhe atende em inglês. Mas aviso de pronto que você vai morrer de rir quando tentar pronunciar o nome das coisas, rs. Tente dizer, por exemplo, o nome da praça principal Hlavné námestie. Consegue? Aponte, se puder...

Estátuas curiosas da Bratislava
Os turistas se divertem com as estátuas curiosas que ficam no centro da cidade

Abaixo, algumas dicas dos melhores lugares para ver em uma visita de dois dias na Bratislava:

Hlavné námestie (Praça principal)
Nas proximidades da praça estão quase todas as atrações. São permitidos apenas pedestres nessa área e nas ruas próximas. Ela é rodeada por cafés e bares. Tire fotos com as estátuas que ficam ali perto, também na Fonte Maximilian que fica no centro e compre souvenirs (lembrancinhas) nas bancas ao redor. Ah, tome um chopp eslovaco! Baratinho e muito bom.

Palacio Primacialny bratislavaPrimaciálny Palác (Palácio Primaciálny)
O palácio em estilo clássico foi feito pelo Arcebispo de Esztergom no século 18 e atualmente funciona como sede da Prefeitura. O tour é bem rápido pelo interior (apenas um andar). Visite a sala de espelhos onde Napoleão assinou o Tratado de Pressburg - que estabelecia a retirada de tropas do território austro-húngaro. A Eslováquia era então administrada pelo império daquele país. No fundo do prédio fica uma escultura de São Jorge (foto). A lenda diz que o Santo salvou uma virgem chamada Dubravka e por isso ganhou sua mão em casamento. Dizem que todo ano, no dia de São Jorge, a estátua vive, desce do seu cavalo e faz uma reverência aos habitantes da cidade.

Dóm Sv. Martina (Catedral de São Martinho)
É a mais importante da cidade. Ela foi reconstruída no lugar de uma outra feita em 1221. Entre 1563 e 1830 foi palco de coroações de reis húngaros. Missa solemnis, de Beethoven, foi tocada pela primeira vez nesta igreja.

Castelo de BratisllavaBratislavský hrad (Castelo de Bratislava) - foto
A principal atração da cidade e advinhem?!? Estava fechado para reformas! Desde 2008 passa por uma restauração que pretende durar cinco anos. Que triste! Bom, sobre o castelo... Ele fica no alto de uma colina e data de 907 - os primeiros documentos que falam sobre ele mencionam esse ano, quando na batalha dos Bavários e Húngaros.
No século 10, a Bratislava se tornou parte do crescente império austro-húngaro e durante esse período foram feitas modificações no castelo. Depois ele ainda foi reconstruído várias vezes em estilos Gótico, Renacentista e Barroco. Desde a indepêndencia da Eslováquia, a construção é sede do parlamento (na verdade ele fica no complexo do castelo) e exibe coleções de arte eslovacas.
Portal de Miguel

Michalská veza (Portal de Miguel) - foto
Possui o telhado original de uma torre gótica feita no século XIV, mas a maioria das características foi modificada para o estilo barroco. Tem 51 metros e no topo está uma estátua do arcanjo Miguel matando um dragão. Embaixo da torre fica o ponto zero da cidade listando as distâncias para outras 29 cidades do mundo. Lá também está a entrada para o Museu das armas.

Grassalkovich Palace (Palácio Grassalkovich)
É um palácio em estilo Rococó feito em 1760. Foi local de suntuosos eventos da aristocracia. Atualmente é a residência do presidente da Eslováquia (vimos até a "troca da guarda"! Mas não me lembro a que horas foi).

Mirbach Palace (Palácio Mirbach)
Feito pelo cervejeiro Michael Spech. Seu último dono, Emil Mirbach, deixou o palácio para a cidade com a esperança de ser usado como uma futura galeria. E isso aconteceu! Atualmente guarda coleções barrocas de pintura e escultura. Não fomos ao palácio, pois não o encontramos! Subimos e descemos a rua, subimos e descemos de novo. Desistimos...

Memorial militar Slavin BratislavaSlavín (Memorial Militar Slavín) - foto
Monumento em homenagem aos soldados do Exército Vermelho que participaram da libertação da região em abril de 1945 - final da Segunda Guerra Mundial. Também é um cemitério para 6845 soldados que morreram durante as batalhas. A coluna do centro tem 39 metros de altura e pode ser vista de outros pontos da cidade. Nas paredes estão as datas de libertação de cada cidade eslovaca.
Existe uma especial gratidão aos soldados russos e soviéticos por esse feito que está marcado na memória dos cidadãos da Eslováquia. Subimos andando É uma agradável caminhada.

Múzeum mesta Bratislavy (Museu da Cidade de Bratislava)
Inaugurado em 1868, é o mais antigo da capital eslovaca (estava fechado para reformas. Odeio reformas, rs). Fica na praça principal, mais precisamente no prédio da velha prefeitura (Old town hall). Exibe artefatos do sistema judicial feudal, assim como móveis originais da época*.

Nový most (A Ponte Nova)
Construída entre 1967 e 1972, a ponte corta o Rio Danúbio. Foram os designers J. Lacko and A. Tesar os responsáveis por criarem a mais distinta estrutura da cidade. No alto existe um mirante suspenso em forma de disco voador. Há um restaurante no interior.

Palacio Grassalkovich e Novy most Bratislava
Ponte Nova (Nový most) e o Palácio Grassalkovich

Outros pontos que também visitamos foram a Igreja Azul (Blaue Kirche), Teatro Nacional (Slowakishes Nationaltheater) e a Igreja dos Capuchinos (Kapunzinerkirche). Na praça principal existe um serviço de Informações Turísticas (completo!). Pegue seu mapinha e marque todos os pontos. São de fácil acesso. Saia andando e descubra o que a Bratislava tem.

Comente sobre esse post clicando aqui. Obrigada!

Algumas informações retiradas do site http://visit.bratislava.sk
* Informação retirada do site http://turismo.ig.com.br/destinos_internacionais/2009/02/20/o+essencial+de+bratislava+4187944.html

------------------------------------------------------------------------------------------------