ESPAÇO DEDICADO AOS MOCHILEIROS

Dicas e causos das principais cidades Européias dos países listados:

>>Inglaterra l >>Irlanda do Norte l >>Escócia l >>Bélgica e Holanda l >>França

>>Portugal l >>Espanha l >>Suíça l >>Alemanha

>>Grécia l >>Turquia l >>República Tcheca l >>Áustria l >>Eslováquia l >>Hungria

>>Croácia l >>Eslovênia l >>Itália


THA MI AIRSON GAIDHLIG IONNSACHADH


edimburgo"Tha mi airson Gàidhlig ionnsachadh..." Calma! Não estou ficando doida não... Isso aí é Gaélico escocês! Tradução: "Eu quero aprender Gaélico..." Essa era a língua falada na Escócia há muito tempo atrás. Quis começar com essa brincadeira só para mostrar como a coisa pode ser diferente por esses lados! Começou pela língua, mas quando eu vi o Kilt... (kilt é aquele saiote que os escoceses usam).

Bom, deixando o Gaélico de lado, tenho que dizer que a Escócia foi o lugar mais lindo que já vi na vida (até esse minuto, pois tudo pode mudar, rs). Saímos no primeiro voo. Descemos no Aeroporto de Edimburgo e pegamos um ônibus para o centro da capital (esse ônibus faz a linha direto para o centro. Pagamos só 6 euros pelo ticket ida e volta). No caminho começamos a ver aquelas casas bem antigas, em arquitetura medieval e georgiana. Imagine um monte de casas do período feudal perdidas no século 21.

A primeira parada foi perto do Centro de Informações turísticas. É bem no centro da cidade, ao lado do Scott Monument (Monumento Escocês). Chegamos bem cedo para tentar pegar alguma das excursões que vão para o Stirling Castle e... Conseguimos! Tinha uma saindo as 9h30 da manhã! A companhia foi a Timberbush e o tour passou por três pontos: Loch Lomond, The Trossachs & Stirling Castle.

No micro-ônibus fomos só eu e o Betinho (o melhor companheiro de viagem que alguém pode ter na vida) e mais uns outros 18 passageiros. Só nós éramos brasileiros, mas o pessoal era bem animado. Tinha uma senhora alemã que tinha viajado mais pelo Brasil que qualquer brasileiro que conheço... Bom, o motorista (e guia) não parava de falar. Ele foi todo o caminho contando sobre a Escócia, sua história e curiosidades. O sotaque dele era bem diferente (os escoceses têm um acento próprio) e isso fazia com que seus comentários fossem ainda mais engraçados.

Passamos por Glasgow, a capital industrial e maior cidade da Escócia (isso mesmo, maior que a capital Edimburgo). A primeira parada foi no lago Lomond. Lá algumas pessoas da excursão foram de barco até o meio do Lago, mas nosotros, mochileiros de plantão e economizando até o último centavo, decidimos fazer um tour pelos arredores do lago. Supimpa! Achamos um castelo lindo atrás de um bosque ao lado do Lago Lomond!

aberfoyleNa hora do almoço fizemos uma breve parada em Aberfoyle. É um local bem grande, tem um restaurante, uma loja de souvenirs (lembrancinhas) e, bem em frente, se apresenta um escocês que explica como eles ordenham ovelhas (o país tem mais de 1 milhão de cabeças – bom, eu entendi o Guia dizendo esse número. Isso é quase um quinto da população do país). Tinha também uma outra atração que gostei muito: uma associação protetora de aves silvestres estava "expondo" Corujas e Águias. Foi aí que tirei essa foto ao lado, com uma Águia Russa enorme, quase não consegui segurá-la. Ela olhou pra mim, eu olhei pra ela. Foi emocionante...

Partimos depois do almoço em direção a uma região chamada The Trossachs. É uma área ao sul das Highlands (Terras Altas da Escócia) e muitos a chamam de “Escócia em miniatura” por causa do seu lindo cenário. O que realmente torna The Trossachs muito famoso é porque lá foi a morada do lendário Sir Rob Roy MacGregor, mais conhecido nada mais nada menos que Robin Hood, ele mesmo, o Príncipe dos ladrões.

highlander

O ponto final da nossa excursão foi o Castelo de Stirling ou Stirling Castle. Pagamos cerca de 12 euros para entrar (tivemos um desconto de 1 euro e poucos centavos porque nossa excursão tem uma espécie de convênio com eles, mas para ganhar o desconto eu tinha que falar o nome da empresa, mas quem disse que eu lembrava? Foi muito engraçado. Eu perguntei para o senhor da cabine onde se compravam as entradas: "Oi, eu esqueci o que tenho que dizer para ganhar um desconto". Todo mundo da fila comecou a rir, pois eles acharam que eu não estava falando sério, haha (que vergonha...). Bom, voltando ao assunto, esse é um dos castelos mais importantes da Escócia. Construído em cima de uma rocha vulcânica, foi lá que aconteceu a Batalha de "Stirling Bridge" (1297), onde William Wallace (aquele mesmo do Coração Valente) derrotou o exército inglês que tentava atravessar o Rio Forth. Ficamos lá por horas e depois voltamos para Edimburgo. Na frente do castelo está o monumento feito para William Wallace. É de arrepiar...

À noite fomos para o Hostel (não vou indicar esse hostel, hunf!) e lá encontramos com a Sabrina, nossa amiguinha de São Paulo. Saímos para conhecer um pouco da noite de Edimburgo. A primeira coisa que vimos foi uma mulher em trajes de festa totalmente bêbada segurando em tudo o que podia para não cair na rua. O Betinho vai e comenta: “Olha, na Escócia também tem Irish (Irish = Irlandês)”, morremos de tanto rir. A menção foi feita porque os Irlandeses bebem muito, muito mesmo. Em todo lugar e a qualquer hora do dia você vê um bêbado na rua. Eu, sinceramente, quando não vejo um é porque já vi dois, rs. Bom, foi um comentário bem engraçado e não tínhamos como não rir da criatividade desse menino que, diga-se de passagem, só nos fez rir a viagem inteira! Depois disso fomos para a parte histórica de Edimburgo, perto do Edinburgh’s Castle. Lá tinhamos visto alguns bares tradicionais, mas quando estavámos subindo a rua escutamos o que pareciam 100 Gaitas de Foles tocando juntas. Era um concerto de Highlanders, todos vestidos a caráter, descendo a rua e tocando! Nos arrepiamos. Não conseguíamos dizer nada, só ouvir aquele som do céu!

No outro dia fomos para o Lago Ness ou Loch Ness. Na Escócia todos os lagos são chamados de Loch. Isso porque, pelo que entendi, os lagos de lá têm estrutura diferente, são mais profundos (com uma superfície muito extensa e uma profundidade que em alguns casos chega a mais de 200 metros em algumas partes). Por isso um nome especial.

Bom, Nessie não estava lá. Nessie é o nome carinhoso dado ao “monstro do Lago Ness”. A lenda que o mundo todo conhece começou há mais de 1500 anos e sobrevive ainda hoje. Enfim, se Nessie existe/existiu ou não, ele certamente não prejudicou o turismo na Escócia, pois acima do lago, na rodovia, as lojas que vendem tudo sobre monstrinho estão sempre cheias. Ele também ganhou duas estátuas próximas ao lago. Ficamos passeando nas margens por um bom tempo. A viagem de Edimburgo para lá foi bem longa, cerca de quatro horas para ir e voltar e, por isso, reservamos um dia da viagem apenas para ir ver o famoso Loch.

lago ness
Nota: escrevi Nessy na foto acima, mas a grafia é Nessie. A pronúncia sim é Nessy.

Bom, trecho de volta dormindo... Quando chegamos na capital escocesa fomos para o Hotel descansar. O outro dia seria longo, pois nosso plano foi visitar praticamente todos os pontos turísticos da cidade. E assim fizemos: Scott Monument, Galeria Nacional da Escócia, Royal Mile, Castelo de Edimburgo, Palácio de Holyroodhouse, Parlamento, Monumento Nacional Escocês, Greyfriars Bobby (a estátua do cachorrinho), Duncan's Monument e por aí foi… Pesquisei em um site que a melhor maneira de fazer isso seria de ônibus, mas fizemos caminhando. Andamos o dia todo, o tempo estava lindo! Sem uma gota de chuva e o sol apontando o dia todo no céu. Devo confessar que tivemos ainda a especial ajuda de Laurinha (é assim que chamamos a Sabrina). Ela tinha "olhos de águia", pois encontrava todos os monumentos rapidinho! Eita menina esperta, trem! Bom, essas são piadas internas e explico algumas lá na parte do blog. É tanta coisa pra contar...

pontos turisticos edimburgo

Bom, depois paramos para um típico jantar nacional: MC DONALD'S! Aliás, não consigo lembrar se foi isso ou Burguer King, enfim, junk food. Ainda paramos para comprar mais alguns souvenirs e partimos para o aeroporto no começo da noite.

Próxima parada?!?

Comente sobre esse post clicando aqui. Obrigada!

------------------------------------------------------------------------------------------------


contato@thatianamendes.com.br
©Copyright2009 - Todos os direitos reservados